Olá, hoje a gente vai falar um pouco sobre os Triglicerídeos de Ácido Cáprico/Caprílico, ingrediente muito usado tanto na cosmética natural quanto na cosmética tradicional e que é super versátil, oferecendo inúmeros benefícios aos produtos formulados com ele!

Você pode adquirir o ingrediente de um fornecedor de confiança clicando aqui.

Triglicerídeos de Ácido Cáprico/Caprílico

O Triglicerídeo de Ácido Cáprico/Caprílico (ou Triglicérides de Ácido Cáprico/Caprílico), comumente abreviado como TACC ou TGACC, é derivado do Óleo de Coco e da Glicerina e é considerado um excelente ingrediente emoliente e restaurador da pele. É importante ressaltar que apesar de parecer um óleo vegetal, trata-se  de um Éster.

A esterificação é uma reação química reversível entre um Ácido Graxo e um Álcool, produzindo Éster e Água. A reação de esterificação é lenta, sendo necessário um aumento de temperatura e a presença de um catalisador para acelerar a sua velocidade. Estruturalmente, o que caracteriza o Éster é a presença de algum radical alquila ligado diretamente ao átomo de oxigênio.

O Óleo de Coco é primeiro hidrolisado para produzir Ácidos Graxos e Glicerol. Os ácidos graxos sofrem destilação para separá-los em frações de diferentes comprimentos de cadeia. As frações de Ácido Caprílico (C8) e Ácido Cáprico (C10) são reesterificadas com Glicerol para formar Triglicerídeos.

Embora baseados em ingredientes de origem vegetal, os Triglicerídeos de Cadeia Média (TMC) são muito estáveis quanto à oxidação. Os TMC são facilmente biodegradáveis. Sua cor clara e falta de odor são alguns exemplos dos benefícios oferecidos por eles. Como um ingrediente ativo e/ou carregador inerte, os TCM apresentam uma viscosidade relativamente baixa comparado com óleos vegetais. Embora não se comportem como gorduras convencionais, em muitos casos eles ainda conservam as características típicas de um lipídio.

Teoricamente, por possuir peso molecular de 408 Daltons, o TACC tecnicamente tem a capacidade de penetrar nos poros (isso ocorre com substâncias com peso molecular abaixo de 500 Daltons), mas isso não significa que ele é comedogênico (não vai entupir os poros).

TACC x Óleo de Coco Fracionado

Óleo de Coco Fracionado e os Triglicerídeos de Cadeia Média não são a mesma coisa. Os TCM são apenas os Triglicerídeos de Cadeia Média encontrados no Óleo de Coco (no caso, falamos do TACC – Triglicerídeo de Ácido Cáprico/Caprílico) enquanto o Óleo de Coco Fracionado é o Óleo de Coco sem os Triglicerídeos de Cadeia Longa, e que ainda contém Triglicerídeos de Cadeia Curta e Média. Essa distinção raramente é significativa, embora seja muito importante para quem sofre de acne fúngica.

Apesar da coisa de “não ser a mesma coisa”, muitas vezes você os encontrará vendidos como se fossem. TACC geralmente assume a forma de TCM sendo vendido como Óleo de Coco Fracionado (geralmente são listados no rótulo como se fossem sinônimos). Verifique o INCI Name para verificar o que você está recebendo.

Se você apenas encontrar um ou outro, isso não trará prejuízos à sua fórmula, a menos que você esteja formulando para acne fúngica, neste caso use apenas os TCM (TACC). Compre o que você puder adquirir e use-os de forma intercambiável.

Uso cosmético

O TACC aumenta a espalhabilidade do produto formulado, melhorando assim a textura do seu cosmético. Além disso, fornece emoliência e possui ácidos graxos benéficos que ajudam a pele a resistir à perda de umidade. Também pode ser usado para melhorar a penetração de ativos cosméticos.

Usamos normalmente para substituir óleos líquidos em fórmulas onde desejamos obter mais leveza, minimizar a sensação de oleosidade, acelerar a absorção e aumentar a validade do produto. É bem comum e fácil de formular, por isso é tão popular.

Dessa forma, ele pode ser usado em qualquer tipo de cosmético: cremes, loções, shampoo, condicionador, protetor solar, pomadas, etc. Onde houver óleo, você poderá usar o TACC.

Características dos Triglicerídeos de Ácido Cáprico/Caprílico

INCI Name: Caprylic/Capric Triglyceride.

  • Aparência: líquido límpido e baixa viscosidade. 
  • Taxa de uso: Até 100%.
  • CAS Number: 73398-61-5 / 65381-09-1
  • Estável à Oxidação.
  • Considerado como ingrediente seguro pelo FDA.
  • Permitido pelas Certificadoras internacionais de Cosmética Natural.

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Triglicerídeos de Ácido Cáprico/Caprílico:

Já fizemos alguns produtos usando Triglicerídeos de Ácido Cáprico/Caprílico aqui no canal! Confere o Perfume Oleoso e o Condicionador Sólido com BTMS.

E então, gostou de conhecer mais sobre o ingrediente Triglicerídeos de Ácido Cáprico/Caprílico? Você tem interesse em ver a gente fazendo mais Formulações Cosméticas usando o ingrediente? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, Revista, Grupo, Lives e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Referências Bibliográficas

Humblebee and me. Medium chain triglycerides. Acesso em 21 setembro 2022.

Infinity Pharma. Triglicérides de Ácido Cáprico/Caprílico TACC. Acesso em 21 setembro 2022.

Simple Skincare Science. The Fungal Acne Treatment Bible (2021): Cure Malassezia With Science!. Acesso em 21 setembro 2022.

Swift Crafty Monkey. What’s the difference between caprylic/capric triglycerides and squalane?. Acesso em 21 setembro 2022.

 

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

8 comentários sobre “Conhecendo o ingrediente Triglicerídeos de Ácido Cáprico/Caprílico

  1. Boa tarde, Marcella , Ana e Thaís!!! Admiro e aprendo muito com o trabalho de vcs.
    Gostaria de ver formulações para o rosto de peles maduras , usando ativos ( anti-aging ) com o TACC , Agradeço imensamente . Bjs em seus corações!

  2. Oi, vocês são perfeitas esses artigos salvam muito. Fiquei com uma dúvida, é possível usar o tacc e óleo vegetal na mesma formulação, misturados?

  3. Ola, td bem?
    Comprei um oleo que dizia coco fracionado, mas nos ingredientes esta somente o Triglicerídeos Cáprico/Caprílico. Minha intenção era utilizar como lubrificante para penetração, pode ter algum prejuízo?

  4. Ei, meninas!
    Vocês poderiam me explicar a diferença desse produto para o Coco-Caprilato, por gentileza? Eles têm função parecida?
    Muito obrigada desde já!

    1. oie, o coco caprilato é um ester de toque seco, esse é um triglicerideo isolado. Não possuem a mesma função mas podem ser substituidos dependendo da FORMULA. bjos

Deixe uma resposta